quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mentira.

Agente nasce ouvindo mentiras. Isso é fato.
Aos 5 anos.Eu - Como nascem os bebês, manhê?
Mãe cara de pau - CEGONHA!
Mentirinha....E depois vieram N outras mais: Leite com manga mata. O Fofão vinha com punhal dentro. Se ficar vesgo e bater vento, fica assim pra sempre...Mas até ai, nenhuma delas fez mal a você. Pelo contrario. Só fez você gostar mais da sua mãe, porque inconscientemente você sabia que ela estava falando todo essa grande montante de asneiras simplesmente porque queria seu bem (não me pergunte porque, só sei que é assim. Freud explica)
Mas ai agente cresce.Cresce e tudo junto com agente cresce também. Agente começa a ter amigos, paqueras, namoradas e obrigações.E ai, talvez por influencia daquelas mentiras bobas que sua mãe te contava, mas que no fim tiveram esse fim catastrófico, ou talvez pela própria genética que põe isso em nossas mentes, ou por influencia de algum ser de má fé, que no passado inventou a mentira e passou isso de geração em geração até chegar em você, como um vírus ou coisa do tipo... Enfim, os meios não justificam os fins nesse ponto. E não há razão para nos perguntar-mos porque....
O QUE INTERESSA É QUE AGENTE MENTE!
E como vocês amigos sabem, aqui não me justifico. Apenas me explico. Alias, pouco me explico. Tento explicar como funciona o caráter humanos, a cabeça das pessoas... com base nessa cabeça meio cheia (sim, sou otimista, podia ve-la como meio vazia) que cada dia que passa tenho mais certeza de que é um caleidoscópio de emoções, que nunca vai voltar a ser como era antes (isso é evolução, não digo piora, ou melhora.)
Como disse antes...Amigos, Paqueras, Namoradas, Obrigações.
Mentimos para nos sentir-mos superiores em relação a amigos.
Mentimos para sermos uma pessoa que não somos, para as paqueras.
Mentimos para podermos fazer o que quizer, sem fugir dos padrões que a sociedade impôs de como deve funcionar um namoro.
Mentimos para fugirmos das nossas obrigações.
Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um pecado em muitas religiões. Mas até quando uma mentira é aceitável?
Na minha opinião. NUNCA!
Dizer que sua mãe esta linda quando ela faz aquele megacabelo com aplique + maquiagem pra ir no casamento da prima, quando na verdade ela ta parecendo o Coringa do Batman, com tanta maquiagem. Ou que seu namorado NÃO esta gordo quando ele parece uma Tartaruga Ninja Gravida. Ou que aquele almoço estava delicioso, quando a carne parecia uma sola de sapato lavado no Mar morto.
O que ganhamos com isso? Simpatia.Ok.
E o que perdemos com isso? Self-Respect.
Respeito Próprio. Respeito a você mesmo, ao que você pensa, ao que você acha. É simples... uma questão de adaptação. Hoje você mente um pouquinho, amanhã, outro pouquinho, e quando você se da por si, você esta tomado por essa coisa, perdendo até a noção doque é mentira e oque é verdade, tendo que se esquivar de certas situações, pois sabe que elas foram criadas a partir de mentirinhas sem mal algum, mas que tomaram proporções dantescas.
Tem gente que mente tanto que no fim das contas, chega a acreditar que certas mentiras são verdades, de tanto repeti-las.
Uma mentira repetida constantemente torna-se uma verdade.
É... não é bem assim...
Perder o Respeito Próprio é uma coisa que não passa pela minha cabeça. Submeter-se a algo que não faz parte da minha ética e da miha política não está nos meus planos.
Não tranquilize-se pensando que isso se aplica apenas a grandes mentirosos que mentem para o estado, sonegam imposto(roubam) e pegam 94 anos de cadeia. Alem de perder o amor próprio, ainda perderam a liberdade. Isso se aplica a qualquer mentira.Desde as grandes, até as menores e aparentemente inofensivas. Talvez a repercussão não seja tão brutal, mas com certeza aos poucos acaba mudando a personalidade, o caráter, a índole de qualquer individuo.

Eu minto,Tu mentes, Ele mente. Então agente podia uma vez na vida tentar parar de mentir um pouco. Aposto que metade de vocês pensou "Eu não minto!" ... Tem certeza?Comece a juntar todas as poucas mentirinhas que agente conta no dia-a-dia e faça um montinho. Depois me diga o tamanho que ele ficou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos deixar claro aqui uma coisa: mentira tem perna curta! Toda mentira funciona da mesma forma. Mais cedo ou mais tarde alguém descobre. Não tem jeito. Tudo seria mais fácil se fôssemos mais sinceros uns com os outros.
Aquela frase dita na hora mais empolgante só para ficar “mais empolgante” não deixa de ser uma mentira só porque foi dita olhando nos olhos. Se não é real, é mentira e não vem que não tem. Para que então dizer? Lanço a campanha aqui a favor da sinceridade, pois prefiro a sinceridade que machuca do que a mentira que mata. E mata mesmo. Mata a alegria, o sentimento recíproco do gostar de estar com alguém, da curiosidade dos próximos acontecimentos que virão. A sinceridade diz a que veio, bota a cara a tapa, mas deixa claro o realmente se deseja. É simplesmente sexo? OK. É vontade de ficar com alguém mais tempo? OK. É pura carência? OK também. Pronto, resolvido!
Quando a mentira vier à tona, explodirão as cobranças, as chateações, a decepção e tudo de ruim que caminha junto. Agora, como disse, a sinceridade machuca. Mas se machucar você passa remédio e sara. Pode ser uma cicatriz mais demorada, daquelas que levam meses, anos, mas desaparecem.
Mentirosos de plantão: acordem! Vamos ativar o lado sincero da vida e viver sem peso de consciência, sujeiradas e afins. Tenho certeza que ainda dá tempo.