terça-feira, 2 de junho de 2009

Eu te amo, CARA!

Não, não é um repost de "Eu Te Amo". Aquele com certeza foi um dos post que mais me renderam comentários, tanto criticas quanto elogios. Mas nesse post eu venho falar de uma coisa um pouco mais objetiva do que só uma frase que é repetida sempre nas horas improprias.
AMIZADE!
Sim,amigos... AMIGOS! (prepare-se para um texto com alguns clichês, afinal todo mundo leu algum texto falando sobre amizade, então escreverei todas as citações clichês em italico)
Parece ser um assunto muito fácil de tratar, e com certeza, seguindo a perspectiva de cada post desse blog, deveria ter sido um assunto ja divagado a muito tempo por mim... Mas não.
Não porque eu não tinha amigos de verdade. Ou porque os amigos que tinha não mereciam um post para eles. Mas simplesmente porque não era a hora.
É muito bom se sentir rodeado de amigos.
3 Perfis no orkut. Valer 99,999,999 no Friends For Sale do Facebook. Todo dia receber um testimonial falando que você é supimpa. Sim, parabéns você está realmente cheio de amigos...
AMIGOS? Ou seriam Brothers? Trutas? Mans?Parceiros de baladas e etc...
Ai a verdade vem e te da um tapa na cara na hora que você menos precisa. Na hora que você precisa de algo ou de alguém, e começa a caçar números na agenda do seu celular, mas não encontra uma pessoa que seja próxima o suficiente pra te estender a mão e te puxar do fundo do buraco em direção a luz.
Por isso hoje me sinto livre pra escrever esse texto. Porque sei que tenho AMIGOS.
Sim, não nego que tenho muitos parceiros. E acredito que muitas vezes esses parceiros me surpreendem com atitudes expontâneas que até amigos de verdade exitariam momentaneamente antes de fazer. Mas fico feliz de estar rodeados por esses parceiros que me trazem também muita alegria e muitas risadas com certeza.
Porém esses jamais substiturão o lugar do verdadeiro amigo. E o lugar dele não preciso falar :
".......... do lado esquerdo do peito"
Com uns 14 anos, um AMIGO me ensinou uma coisa :
- "Amigo é coisa que se conta em uma mão só"
Isso significa 5 .5 dedos, 5 amigos (a não ser que você seja um Simpson e só tenha 4 dedos)
Enfim... por muito tempo fiquei tentando completar uma mão. E hoje posso dizer com toda convicção. É DIFÍCIL PRA CARALHO! Difícil não é conseguir 5 amigos, mas diferenciar quem são os amigos de verdade (citando Confúcio : "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.")
Esse cara que me disse isso, hoje esta entre os meus dedos. Porque eu sei que o dia em que algo de ruim me acontecer, eu sei que ao atender o telefone ele vai reconhecer minha voz e na mesma hora vai saber que algo de ruim está acontecendo comigo, e não vai medir esforços pra me ajudar, sendo com dinheiro, com um ombro pra chorar, ou mesmo com uma farra gigante pra afogar as magoas, mesmo depois de um mês, um ano ou uma década sem sequer se falar.
Amigo é o cara que quando você liga na casa dele e a mãe dele atende, ela diz : "Oooo bem, ta sumido hein (mesmo tendo te visto há 2 dias atraz). Vem almoça aqui qualquer dia!" E mesmo aparecendo fora de hora, mesmo sem seu amigo estar em casa, você pode entrar sem bater na porta, assaltar a geladeira sem dó e se jogar no sofá sem camisa, que não tem problema nenhum. Nem se a mãe dele chegar antes...
Amigo agente também ama.
Ama de um jeito diferente... "O Amor nos dá asas, a Amizade, o chão."
Ama, sente saudades, briga, chora, manda tomar no c* e por ai vai. Amigo é aquele cara que quando você vê indo longe de você, se distanciando, mudando, sente vontade de correr e puxar ele de volta. E que sabe que ele vai recusar por estar cego, independente do motivo, e que depois que ele voltar, vai te dar um abraço e se arrepender de não ter te escutado quando você ofereceu uma "mão amiga" com toda sinceridade...
Esse é um texto simples. Não muito longo. Não quero passar pra vocês todas minhas experiências que tive como amigos. Quem é meu amigo sabe... Mas para deixar claro o quanto devemos amar essa "família que agente escolhe"... que agente escolhe, que nos acolhe, nos aquece e nos fortalece a cada dia que passa.
A familia é a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Quem me conhece deve ter lido este clichê em algum lugar, mas aqui não posso deixar de citá-lo. "Amigos vão e vem, mas nunca abra mão dos poucos e bons"

Quero terminar esse texto com um presente a meus amigos. AMO VOCÊS!

Um dia a maioria de nós irá se separar.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos... Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido...
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre... Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...
Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...
Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos... Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...

EU PODERIA SUPORTAR, EMBORA NÃO SEM DOR, QUE TIVESSEM MORRIDO TODOS OS MEUS AMORES. MAS ENLOUQUECERIA SE MORESSEM TODOS OS MEUS AMIGOS!!!

7 comentários:

Bru disse...

Que bunitinhooooooo

Aline. disse...

Rica, parabens!
Nao me sinto uma amiga por simplesmente ser tao falha, mas amo sua cia, o jeito como vc ve a vida e como a escreve.
DEMAIS!
Beijao

Eduardo Lopes disse...

Gongon,

muitoooo bom!! Meus parabens! To até emocionado aqui! Muito verdade! Nunca deixei um comentario aqui, não poderia ser a melhor hora no post sobre amizade! Você é uma pessoa que eu conto em um dos meus dedos desde o tempo de cpp que foi a primeira pessoa que eu tive contato no colégio e que acolheu o estranho de sertãozinho primo da vicky que chegou no meio da sétima série sem conhecer ninguem... Pode sempre contar comigo para o que der e vier...e aqui em casa vc ja sabe a senha tbm, na geladeira nãoi tem mta coisa mas a adega ta lotado!!! Um Abraço!!

DU

Má Secaf disse...

Gon,
Foi muito legal a forma como nos conhecemos - através do meu melhor amigo, o Fê.
Hoje foi a primeira vez que entrei no seu blog e estou surpresa com a forma como envolve com a escrita.
Parabéns! Nunca deixe de escrever!
Beijos

Anônimo disse...

Esta é uma indireta para.......... TCHAM TCHAM TCHAM TCHAMMMMMMMM!!!!!
.........
.........
.........
Uma dica: Um amigo da faculdade que está sumido por problemas, digamos, afetivos.

Acertei?

Rica. disse...

não captei o comentario acima...

Unknown disse...

arraso gongon