quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Saudade

Coisa chata, essa tal de saudade.
Pior (ou melhor de tudo). É uma herança lusitana que nós Brasileiros carregaremos pro resto de nossas vidas. Ninguém no mundo alem de nós tem uma palavra que possa traduzir esse sentimento como nós podemos. Nenhum país tem isso aqui no wikipédia :
" Saudade um sentimento que traz consigo uma dor imensa a qual somente quem ama realmente sabe o que significa, um sentimento próprio de cada pessoa, que embora tenha o mesmo significado, cada um encara de uma maneira, podemos sentir saudades de quem esta perto e ao mesmo tempo longe, podemos sentir saudade de quem se foi mas uma coisa que é realmente certa é a questão de que a saudade é o sentimento que, logo após o amor, todos tentam traduzir"
Se um dicionário digital traduz tal sentimento com deveras profundidade e leveza, quem dirá que se é capaz de fazer(e escrever...) quando a saudade aperta forte. Clarice e Luís Fernando souberam melhor que eu fazer esse sentimento render muitas e muitas linhas...
Acho que poderia perder N horas fazendo as mais belas citações aqui, até a ponto de tornar o texto enjoativo. Então prefiro seca-lo ao máximo e restringi-lo a uma citação concreta e deixar pra vocês a minha PIOR visão de saudade.
Existem vários tipos de saudade.
De algo, como um doce que sua avó fazia, ou de uma cueca que você adorava e sua mãe fez de pano de chão. De alguém que mora longe, ou que mora perto mas não te faz mais tão feliz quanto costumava fazer. De um gesto, um abraço, um beijo, um carinho, um cafuné, um elogio, um tapa, um safanão, um cascudo ou qualquer gesto que te faça feliz...
A lista é infinita... Mas pouca gente conhece esse tipo de saudades que eu sinto as vezes.
Saudades de algo que eu nunca tive.
Saudades de algo que poderia ter sido, e não foi.
Saudades de algo que poderia ter existido, mas não existiu.
Saudades de poder pegar na mão daquela pessoa que eu nunca peguei.
Saudades de caminhar junto com aquela pessoa que eu nunca acompanhei.
É inexplicável. É como se você se você caísse de amores por um personagem de um livro. E tem vontade de lê-lo todos os dias, só que um certo dia só as palavras passando pelos olhos já não bastam mais e no fim das contas é preciso um pouco de... PELE!
Citando Clarice : "Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. "
E deixar morrer de fome quem tem saudades de algo que não existe? Talvez...
Além da fome, podemos compara-la também como um sapato apertado. No começo incomoda, dói, causa ansiedade, corrói por dentro (no caso, os tornozelos). Mas depois de um tempo, naquele ponto, nasce um calo. E ai para de doer!
Bom? Talvez...
Mas já sinto um pouco de saudades dessa dor também...

14 comentários:

Anônimo disse...

Procurem no Google pela palavra SAUDADE. Da pra perder horas...

Anônimo disse...

Tá melhorando hein doutor.

Anônimo disse...

Amei ... simples assim ... ;*

Anônimo disse...

"Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante."
Carlos Drummond de Andrade

Unknown disse...

saudade eh chato ou nao?
se vc sente saudade de sentir saudade(dor,ultima linha)...logo por um lado ela eh boa pq vc sente saudade dela...mas oq vc sente nao eh bom e eh a saudade, entao eh um paradoxo...bom e ruim ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

adoro seus posts.Parabéns =)

=*
A.

Lian Tai disse...

Oi! Vi hoje sua postagem no Bolhas, que, por sinal, já está desatualizado há um tempinho, mas, se tudo der certo, será por pouco tempo. Enfim, que bom que você se identifica com nosso blog/revista... portanto, está convidado a escrever textos para o Bolhas quando quiser, ok? Um abraço.

Anônimo disse...

Descobri por acaso seu blog e adorei tds os pots...mto bom!!
parabéns...bjus

Anônimo disse...

Não vou mentir que entrei aqui sem procurar muita coisa, mas é engracado que nessas horas agnt acaba se surpreendendo. Quem te ve ai nas baladas de ribeirao e regiao nao imgina o que se passa por dentro da sua cabeca. E pena que não sabem.. Parabéns, é a primeira vez que venho aqui mas concerteza '' volto sempre ''.

Anônimo disse...

é muito bom entrar no seu blog e ver um post novo... eles REALMENTE me fazem pensar. aquele do 'EU TE AMO', não sei, acho que me chocou, eu ainda paro pra pensar sobre isso até hoje hahah... adoro sua musica, suas baladas, mas adoro mais o jeito que você pensa. esse blog,com certeza, te faz uma pessoa melhor. espero ler muito mais aqui! sorte!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Demais Demais! escreve muito muito beem! qndo leio tudo fica mais claro, mais facil...
Parabéns pelos textos!
E quanto a essas pessoas fúteis que não tem oque fazer na vida, e simplismente chegam no blog do Rica , e acham que com palavras de baixo nível vai atingi-lo!
Só uma coisa a essa pessoa FÚTIL...


PENA!

Mais uma vez Rica!! PARABÉNS =)

UM BEIJO;

Anônimo disse...

uma simples palavra pode ser tudo isso ! LINDO

Anônimo disse...

uma simples palavra pode ser tudo isso ! LINDO