quarta-feira, 9 de abril de 2008

Altruismo

Será que realmente existe altruísmo verdadeiro?
Na minha opinião não. Salvo uma unica excessão: De pai para filho, onde o inverso NÃO é verdadeiro.
"Faça o bem, sem olhar a quem..." Qual de vocês que esta perdendo seu tempo aqui já usou essa frase merecidamente? Tem certeza? Pense bem... muito bem...
Essa palavra veio na minha cabeça hoje, poucas horas atraz. Estava eu, feliz e contente, suado e saltitante, correndo pela Av. quando bem no cruzamento me deparei com um monza velho, com o pisca aceso, o capô levantado, e um senhor negro de cabelos brancos cocando a cabeça ao seu lado olhando para o motor, com cara de "Ih...fudeu..."
Parei, ofereci ajuda, empurrei o carro SOZINHO até o posto que se encontrava a uns 30 metros dalí, e ainda dei 5 reais pro tio, que não tinha grana pra por alcool na jabiraca véia dele.
Podemos chamar isso de um altruísmo verdadeiro, não podemos? Ajudei um cara que eu nunca ví na vida, sem esperar nada em troca, me parece um ato de verdadeiro altruísmo...
DESCORDO!
Novamente, vamos aos fatos:
Será que, inconcientemente, eu não tive só esse trabalho só pensando em chegar em casa e colocar isso no blog, pra parecer ser um cara de bom coração?
Ou pior, ter a esperança, inconciente, de que ele me desse algo em troca?
Não sei, me senti bem depois disso tudo, mas com certeza estaria muito melhor se em vez de dar 5 reais, tivesse ganhado 50! Assim funciona a mente humana!!!
ALTRUÍSMO VERDADEIRO NÃO EXISTE!
Meu irmão por exemplo, é tão previsivel, que qualquer insinuação de altruísmo dele, ja gera um grande desconforto em mim, porque sei que depois vem alguma cobrança, muito pior doque eu sempre imagino...
No mundo dos negocios americano, existe uma frase muito repetida: "There´s no FREE LUNCH"... Consegue imaginar oque isso significa?
A situação: Almoço de negocios, 4 pessoas comem e bebem muito bem em um restaurante de preço rasoavelmente alto. E no fim é aquela briga "DEIXA QUE EU PAGO..."........ "NEGATIVO, EU FAÇO QUESTÃO!!"....
Altruísmo verdadeiro? Não meu caro. NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS!! Toda essa prática social tem um fundo(até muito obvio) de interesse. Ou você acha que um agrado não ajuda na hora de fechar um contrato, por menor ou maior que seja??
Um comportamento só pode ser qualificado de altruísta se ele traz benefícios para os outros e custos para quem o pratica. Mas se quem o pratica sai perdendo, qual a razão?
Me lembro de uma reportagem que tratava o ser humano como: "seres egoístas, que buscam apenas espalhar os próprios genes e perpetuar a linhagem a que pertencemos - até em nossos atos mais benevolentes."
Então altruísmo é na verdade um ato de INVOLUÇÃO???
MEU DEUS! Se isso for verdade, oque será a EVOLUÇÃO??
Egoísmo? Cada um por sí ?
Depois de tanta discução interna, por mais que eu ainda não acredite no Verdadeiro Altruísmo... prefiro acreditar que ele exista!


Valeu Tiozinho do MONZA!!

3 comentários:

Unknown disse...

OIee primo, parabéns pelo blog..
e sem entrar em detalhes Freudianos agora, não..ALTRUISMO NÃO EXISTE! ALTRUISMO É O GESTO MAIS EGOISTA QUE A PESSOA TEM, MAS SEM SABER QUE É EGOISTA..
Complico né??? nem me fala...eu to enlouquecendo na faculdade com essas coisinhas..uhaiuahaiuha]]

bjos e sucesso... pq quem tem capacidade não precisa de sorte!

@AntenaMazzuia disse...

Você é estranho....muito estranho.

Carol disse...

Bom, vejamos, acredito sim no altruismo verdadeiro... Sei é claro que pessoas com essa intençao pura é muito dificil de encontrar. Mas nao quer dizer que nao exista, pelo contrario, acho que é no fundo o objetivo a ser alcançado na evolução. O que vai definir se é um ato de altruismo ou um egosimo velado, é a intençao.
Quanto ao seu episodio, se vc foi ou nao altruista, eu cerio que sim, pela pessoa que sei que vc é, mas sõ o fato de vc pensar que talvez nao tenha sido, ja faz de vc uma pessoa melhor que a media...
beijo beijo

Carolzinhaaa