terça-feira, 29 de abril de 2008

Ciclo Vicioso

Coragem pra fazer oque se quer, é facil.
Dificil é criar coragem pra fazer algo de que não se tem certeza se realmente é a coisa certa. Fazer algo que pode ferir uma, ou as vezes duas pessoas. Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, mas jamais a ausência do medo. O medo de estar fazendo a coisa certa, ou deixando de fazer a coisa certa. O medo da resposta, se é ou não o que queremos ouvir. O medo do resultado, se é ou não oque esperamos.
Seguindo a ordem lógica, medo, coragem, ato, a história só pode percorrer dois caminhos agora: A vitória, ou a derrota. O esperado, ou o desesperador. O sim ou o não. Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer. Isso é fato.
O problema é quando ele o tenta, o faz, e não chega aonde queria, ou se chega, não consegue oque realmente quer. E é nesse ponto que vem um dos piores sentimentos que existe: Impotência
Impotência, que a primeira vista para metade de voces leitores, aposto, foi a imagem de um homem velho e broxa. Mas não, não é essa impotencia .Alias, pode ser sim, ou você ja parou pra pensar oque pode estar passando pela cabeça desse velho neste momento? É um sentimento de impotencia total! Tão ruim quando oque sinto agora. Porque sua impossibilidade não afeta só ele, mas tambem uma pessoa proxima! Essa é a pior impotencia que existe!
Quer uma maneira mais simples de intender esse sentimento?
Imagine-se feliz com seu tenis novo, passeando pela rua, quando uma pessoa (não vou perder meu tempo com adjetivos pejorativos a esse crápula) te aponta uma faca e pede o tenis, depois corre. Oque voce sente depois? Tristesa? Pode ser... Ódio? Bem provavel... Impotencia? Com certeza. Porque voce nem conhece aquela pessoa, nem a historia dela pra ter ódio dela, nem tristesa, pois é apenas um tenis, que voce gostava, mas que não fara diferença alguma. Mas a Impotentencia de não poder fazer nada, não reagir pois sabe que pode ser pior.
E nessas horas é preciso coragem, pra levantar a cabeça, e seguir em frente, sendo você roubado, ou broxa. E voltamos a coragem, fechando o ciclo.
Preciso de coragem, coragem pra fazer tudo que quero, sem medo de ser feliz. Medo? E se não sentissemos medo? Pulariamos das janelas, pois teriamos convicção de que nada nos iria acontecer, pois não sentiriamos medo. Então esse ciclo, em ordem inversa, parece não ter muito sentido. Devo viver com medo de ser feliz, pra poder ter coragem de encarar todas minhas decisões? Será que assim elas serão mais bem tomadas?
Não sei, grandes decisões precisam de 3 coisas: Coragem, Medo, e Tempo...
Tempo e medo tenho de sobra... me falta a coragem! Espero que não seja tarde, pois uma ave deve voar livre, mesmo que o céu esteja cheio de abutres.

Nenhum comentário: